29 dezembro 2009
10 dezembro 2009
Caixas fósforos recebidas da Eslovénia
08 dezembro 2009
Caixas fósforos ALEMANHA
Caixas de fósforos e algumas carteiras enviadas por um amigo coleccionador Alemão que me tem ajudado a aumentar a minha coleccção.
São caixas antigas das Alemanha de Leste e Alemanha Oriental e tambem da Alemanha actual.
Obrigado Gerd.
07 dezembro 2009
Etiquetas Exportação "Comp.ª Lusitana de Fósforos"
Esta são 6 das etiquetas de caixas de fósforos de Exportação da fabrica Companhia Lusitana de Fósforos-Porto do total de 12 a contar com variantes.
Etiquetas do ano 1933(as duas primeiras) a 1949.
Etiquetas do ano 1933(as duas primeiras) a 1949.
05 dezembro 2009
Etiquetas "Companhia Lusitana de Fósforos"-Porto
4 Etiquetas de 1929 a 1931
Esta Fabrica laborou entre 1926 e 1966.
Destas etiquetas existem no total da fabrica cerca de 72 das quais possuo na minha colecção 50 faltando-me os exemplares mais raros e por isso mais dificeis de conseguir em que nalguns casos os desenhos são os mesmos existindo um pequeno pormenor referente ao desenho ou ás legendas (variantes).
Na proxima mensagem publicarei alguns das etiquetas de Exportação desta fabrica.
03 dezembro 2009
Historia Palito de Fósforo

O palito de fósforo (fósforo de fricção) fabricado actualmente é um artigo geralmente de fósforo vermelho em uma das extremidades que em atrito com superficie áspera se decompõe produzindo fogo.
Breve Historial:
1669-O elemento basico para fabricar fósforos foi descoberto acidentalmente pelo alquimista alemão Henning Brand. Em uma das suas tentativas de transformar metais em ouro descobriu o elemento fósforo ( "o que traz luz" em grego).
1680-Cientista britânico Robert Boyle reparou que uma chama era formada quando o fósforo era esfregado no enxofre.encontrara o principio que conduziria a invenção do fósforo.
1827-Farmaceutico inglês John Walker produziu palitos de fósforo que podem ser considerados,apesar se seu grande tamanho, o" precursor" dos nossos fósforos.
1832-Foram comercializados na Alemanha os primeiros palitos,mas ainda extremamente perigosos porque costumavam incendiar sozinhos dentro propria embalagem.
1845-Perigo icendiar sozinhos foi resolvido após a descoberta do fósforo vermelho.
1855-Foi sueco Carl lundstrom que introduziu fósforos seguros que alem de fabricados com fósforo vermelho ,para maior segurança, seus ingredientes inflamaveis foram colocados em dois locais distintos: na cabeça do palito e do lado de fora da caixa,junto com o material abrasivo.
1889-fósforos de papelão pantenteado por um advogado americano,mas só começou-se a vender com mais frequencia em 1897.
A partir daqui foi criada todo o tipo e variedade de palitos e caixas de fósforos que permitiu a expansão em todo o mundo e tornar a sua colecção um "hobbie".
Subscrever:
Mensagens (Atom)