03 dezembro 2009

Historia Palito de Fósforo




O palito de fósforo (fósforo de fricção) fabricado actualmente é um artigo geralmente de fósforo vermelho em uma das extremidades que em atrito com superficie áspera se decompõe produzindo fogo.


Breve Historial:

1669-O elemento basico para fabricar fósforos foi descoberto acidentalmente pelo alquimista alemão Henning Brand. Em uma das suas tentativas de transformar metais em ouro descobriu o elemento fósforo ( "o que traz luz" em grego).

1680-Cientista britânico Robert Boyle reparou que uma chama era formada quando o fósforo era esfregado no enxofre.encontrara o principio que conduziria a invenção do fósforo.

1827-Farmaceutico inglês John Walker produziu palitos de fósforo que podem ser considerados,apesar se seu grande tamanho, o" precursor" dos nossos fósforos.

1832-Foram comercializados na Alemanha os primeiros palitos,mas ainda extremamente perigosos porque costumavam incendiar sozinhos dentro propria embalagem.

1845-Perigo icendiar sozinhos foi resolvido após a descoberta do fósforo vermelho.

1855-Foi sueco Carl lundstrom que introduziu fósforos seguros que alem de fabricados com fósforo vermelho ,para maior segurança, seus ingredientes inflamaveis foram colocados em dois locais distintos: na cabeça do palito e do lado de fora da caixa,junto com o material abrasivo.

1889-fósforos de papelão pantenteado por um advogado americano,mas só começou-se a vender com mais frequencia em 1897.


A partir daqui foi criada todo o tipo e variedade de palitos e caixas de fósforos que permitiu a expansão em todo o mundo e tornar a sua colecção um "hobbie".





Sem comentários:

Enviar um comentário